© 2013 por Centro de Moda Curitiba. 

Siga-nos:

  • facebook-square
  • Twitter Square
  • Pinterest Black Square
  • Instagram Black Square
  • Blogger Black Square

Guarda-roupa amigo e funcional


A gente vai entrar em uma série de posts aqui no Blog sobre o nosso guarda-roupa, sobre as peças que temos dentro dele, sobre a quantidade, a qualidade, o quanto a gente de fato usa ou descarta, o que nos faz consumir, como a gente escolhe ou debaixo de qual influência a gente se submete e por ai vai.

A ideia é fazer você refletir (bastante) a ponto de começar a fazer algumas mudanças ultra saudáveis que só você mesma pode dizer, avaliar e decidir.

Quando a gente começa a se voltar mais para si mesmo, esse lindo processo que é o autoconhecimento, a gente começa a enxergar de fato o que a gente consome, veste, faz, aparenta, pensa, se importa, revela e também o quanto a gente se permite se transformar durante esse processo todo.

Então pra começar esse tema de hoje, o convite é fazer você ir ao seu guarda-roupa e passar um tempo de qualidade por lá! Segue abaixo 8 pontos importantes que faz a gente desenvolver um guarda-roupa super amigo e funcional.

1. O jeito que a gente armazena - separar por grupos de peças!

Algo bem simples mas que faz uma mega diferença na hora de visualizar e também de coordenar os looks, é a forma que a gente guarda as nossas roupas. Misturar tudo, deixar tudo junto sem critério nã ajuda muito, na verdade não ajuda nada. Separar as peças por grupos, calças todas juntas, vestidos todos juntos, blusas todas juntas e assim por diante, faz com que a gente note cada coisa em seu devido lugar.

2. Pensar no conceito no guarda-roupa em cápsulas.

Não precisa ter o número definido e super restrito, mas trabalhar o conceito de você ter somente o que é necessário, é uma ótima forma de se usar tudo o que tem. Ao invés de ter 3 calças pretas que servem a mesma proposta e visual, bem mais interessante é ter três calças neutras que fazem o mesmo papel do preto mas de uma forma mais criativa e original. Marinho, cinza e marrom também são neutros incríveis que combinam com praticamente tudo.

A ideia principal aqui é pensar mais na variedade e cortar a quantidade de peças repetidas. Investir na variedade ao invés da quantidade é bem mais inteligente e torna o guarda-roupa mais interessante e diversificado. Consequentemente os seus looks também serão.

3. Repensar a quantidade de tudo o que se tem.

Identificar os excessos dentro do guarda-roupa em todos os grupos de peças. É o momento de você pegar peça por peça e realmente pensar se usou no último ano, com qual frequência, qual o nível de amor envolvido por aquela peça, o estado dela, se combina com você, se cai bem no seu corpo, se usa com facilidade e muita alegria! a quantidade de sim e não já vai te dar um grande norte do que fazer, se você mantém ou se deve mandar embora. Fique somente com as peças que você realmente ama, que não vive sem, que usa bastante, assim você vai querer usar tudo o que tem dentro do armário e vai abrir espaço para outras coisas interessantes entrar.

4. Investir em mais peças de cima do que em peças de baixo!

A gente precisa ter mais peças da parte de cima do que de baixo. a gente consegue coordenar muitas, mas muitas blusas com uma calça jeans por exemplo... a maioria das peças de baixo tem a proposta de serem mais discretas, neutras para combinar com muitas partes de cima e essa ideia é realmente muito bacana!

5. Ter mais peças de baixo que casam com praticamente tudo.

Pra que ter 10 calças jeans iguais? se você ama jeans, priorize a informação mas não precisa ser tudo com a mesma cara, certo? lavagens, modelagens e propostas diferentes fazem com que a gente pareça sempre diferente. Invista em peças de tecidos, texturas, cores, modelagens e detalhes diferentes, pra você ter opções bem bacanas e variadas na hora de compor seus looks.

6. Partes de cima variadas.

Por mais que a gente curta muito um estilo de roupa ainda mais quando a gente sabe que cai muito bem no nosso corpo, variar a modelagem o tecido, a cor e os detalhes, nos dão versatilidade para coordenar de uma forma mais fácil e bacana em diversas ocasiões. Ter blusas de estilos variados, faz com que a gente sempre tenha algo diferente dentro do guarda-roupa pra compor em um look arrumadinho. Varie as propostas e informações das peças, não tenha só blusas básicas ou só lisas, ou só estampadas, ou só de seda, entendeu? uma de cada vai te dar muito mais amplitude para coordenar seus looks.

7. Complementos no visual.

Tem muita gente que ama um look mais clean e basicão, mas a gente pode incrementar muito o nosso visual usando algumas peças que estão paradas no nosso guarda-roupa como peças complementares. Sobreposição de regatas, de camisa com regata, de camisa com pulôver, de blusa com colete, de shorts com meia, de lenço com blusa, enfim, aquele plus no visual que vai agregar mais informação e mais visual original.

O importante aqui é sempre investir em peças do tamanho certo, que sejam confortáveis e usáveis em diversos momentos da vida. Casacos precisam ser confortáveis então vige comprar tudo muito justinho e certinho... a gente as vezes acaba engordando um pouquinho, emagrecendo de novo, então flexibilizar o tamanho da silhueta na hora de investir em peças complementares é super interessante e útil.

8. Acessórios também como complementos!

Tem gente que ama acessórios, investe um monte neles, mas usa de fato muito pouco. Tem gente que não usa nem 10% dos acessórios que possuem. Vale fazer aquela limpa e ficar somente com aquilo que realmente curte e usa. Complementar o visual com acessórios, colares, lenços, cinto, chapéu, pulseiras, bolsa e sapato faz com que a gente incremente ainda mais o nosso visual com informações sobre o nosso estilo, sobre a gente mesma. Os acessórios dizem de uma forma mais clara aquilo que a gente curte, nosso gosto pessoal. Então escolha opções bem originais, que sejam interessantes, divertidas e que possam dar aquele acabamento mega bacana no seu visual, afinal de contas ele é seu!

Pensando nisso tudo, tenho certeza que você vai transformar bastante o seu armário e consequentemente os seus looks. Entender que menos é realmente mais é libertador! Menos quantidade, menos repetições, menos gastos, menos tempo investido, mais liberdade, mais facilidade, mais organização, mais variedade, mais qualidade, mais economia de tempo, dinheiro e energia!

Pra pensar, refletir, interferir, mudar e passar a diante!

bjinhos,

Lilia Damiani

#guardaroupafuncional #wardrobecapsule #guardaroupaamigo #armáriofuncional

0 visualização