© 2013 por Centro de Moda Curitiba. 

Siga-nos:

  • facebook-square
  • Twitter Square
  • Pinterest Black Square
  • Instagram Black Square
  • Blogger Black Square

Ultra Violet, a cor de 2018! Curiosidades!

February 6, 2018

Olá, pessoal! A partir de hoje, reiniciaremos as postagens aqui no blog. Toda semana, às terças-feiras, teremos post novo. Yayyy!!! E se você tem algum tema/assunto que gostaria que abordássemos aqui no blog, deixe nos comentários ou em nossas redes sociais. ;)

 

Bom, com certeza a maioria de vocês já sabe que o Ultra Violet foi a cor que a Pantone, principal empresa de cores do mundo, escolheu para o ano de 2018. Também já devem saber os principais significados: espiritualidade, tranquilidade, enigmático, inspiração, poder. Está diretamente relacionada com a imaginação, criatividade e originalidade, tríade futuro do profissional de qualquer área.

 

Mas será que vocês sabem as curiosidades por trás da escolha do Ultra Violet? Segundo especialistas em tendências, são vários os motivos para que essa cor tão contraditória ser a cor do ano (sim, ao mesmo tempo em que ela remete ao perdão, remete à violência também; significa simplicidade e luxo ao mesmo tempo). Bora entender melhor?

 

Para alguns especialistas, dois eventos importantes podem ter motivado essa escolha:

 

  • Quando perdeu as eleições da presidência dos EUA para Donald Trump, em seu discurso, Hillary Clinton usou a cor roxa em sua blusa e lapela do blazer de forma a pedir a união do país a partir daquele momento, independentemente do resultado. O ex-presidente e marido de Hillary, Bill Clinton, também usou a gravata na mesma cor. Sem mencionar que roxo é a mistura das cores vermelho e azul, cores da bandeira dos Estados Unidos.

 

  • A cor roxa é símbolo de luxo e poder. No século XVI, a rainha Elizabeth I não admitia que pessoas que não faziam parte da realeza usassem a cor. Quanto poder, hein! E o que teremos nesse ano de 2018 envolvendo a família real? O casamento do príncipe Harry e da atriz Meghan Markle, previsto para 19 de maio. O casamento do ano!!!

 

 

Como falamos no início do post, sobre a dualidade da cor, o Ultra Violet é uma cor amada por alguns e odiada por muitos. E se você não gosta da cor e quer se mostrar antenada, como fazer para trazer tal referência para o dia a dia? Fácil! Temos aproximadamente 41 tons do Ultra Violet, que puxam para o violeta (que tem mais pigmentação azul e por isso é mais frio) e para o púrpura (que tem mais pigmentação magenta, puxando assim para os tons quentes).

 

 

E por falar na cor púrpura, você sabia que ela é a cor antiga mais cara? Pois é! Mencionada em textos de 1600 a.C., a púrpura de Tiro era obtida de um muco opaco secretado por várias espécies de moluscos marinhos, em geral do gênero Murex. Acredita-se que a produção dessa tintura teve início na cidade portuária de Tiro, durante o Império Fenício. Os trabalhadores extraiam as glândulas dos moluscos e saturavam os tecidos, que eram expostos ao ar para que a cor se revelasse pela oxidação do ar. Inicialmente a cor era amarelada, passando pelo azul, até chegar à cor púrpura intensa. Por isso é uma das tinturas mais caras, pois não desbota à luz do sol. Legal, não? Você pode encontrar mais informações no livro “Os botões de Napoleão”.

 

Temos certeza de que alguma das variações do Ultra Violet deve lhe agradar. Mas como compor looks com essa cor? Para não cair no erro, muita gente acaba coordenando o roxo com o preto, por ser neutro. Mas tal combinação, dependendo do tom, pode ficar pesada. Que tal combinar com branco, verde militar e tons terrosos? É só eleger uma peça destaque e se jogar. Olha como fica charmoso:

 

Looks monocromáticos também são ótima opção para quem gosta dessa cor. Mas se trabalhar em ambientes formais, melhor deixar essa produção para outras ocasiões e optar por  trazer a cor para os acessórios na composição do look.

 

 

Agora se você gosta de ousar, pode combinar o Ultra Violet com o vermelho (combinação análoga, ou seja, cores vizinhas no círculo cromático), com o amarelo (cor aposta ao roxo no círculo cromático) ou ainda com laranja e verde (formando uma tríade).

 

 

E se mesmo assim não gostar, que tal usar como ponto de cor nos acessórios (uma bolsa, um sapato, um anel), na make (um lápis beringela, por exemplo, ou um batom), no esmalte, na alimentação (quem não gosta de um açaí agora no verão?), na decoração (que tal uma almofada lilás ou uma parede beringela?) e até apreciar a cor na natureza?

 

Depois de todas essas curiosidades, duvidamos de que vocês não sintam vontade de usar essa cor tão especial e que promete bombar nesse ano de 2018. É só escolher seu tom preferido e se jogar!

 

Até o próximo post!

 

Bjus,

 

Taci Ortiz

 

 

 

Please reload

POSTS EM DESTAQUE:

Guarda-roupa amigo e funcional

June 20, 2017

1/2
Please reload

POSTS RECENTES:
Please reload